Hoi An: quarto dia

Hoje acordei ainda de madrugada por conta de um sonho que me tirou o sono, mas ganhei de presente o nascer do sol lindo que surgiu atrás das montanhas. Senti uma gratidão profunda por tudo, por todas as escolhas (mesmo aquelas com consequências não desejadas) que me trouxeram até aqui. Assino embaixo de todas as escolhas, assumo, na íntegra a responsabilidade por cada uma delas e abraço as consequências. É verdade que não se pode ter tudo nessa vida (não ao mesmo tempo), mas sou absolutamente grata por tudo o que tenho. E não estou falando de coisas materiais – se bem que as fotografias que coleciono de todos esses anos, desde que conheci minha outra metade, são matéria, né? Elas, juntamente com as entradas nos meus blogs, são meu bem material mais precioso.

IMG_4447IMG_4441IMG_4442IMG_4633IMG_4448IMG_4450P1100840P1100842P1100845

Anyways, hoje foi dia de ir às compras.

Dois sapatos sociais, dois cintos e um terno. Tudo feito sob medida. 

Pra mim só consegui encomendar uma sandália de couro. Se ficar boa mesmo, encomendo outras 🙂

IMG_4636IMG_4637IMG_4624

Ainda quero comprar uma bolsa e uns vestidinhos, mas o prazo das crianças venceu. O sol estava forte, o Vivi com uma dor de cabeça forte (possivelmente uma sinusite), então não quis forçar a barra. 

Amanhã, voltaremos pra provar as encomendas, daí aproveito pra arrematar às compras. 

Hoi An: terceiro dia

Que alegria, mais um dia de sol em Hoi An. Vamos a la playa?

Se é pra relaxar, não há nada melhor do que uma praiana descompromissada, sem hora pra nada, né não? 

A praia tava uma delicia, o mar na temperatura certa, a água de coco maravilhosa, os petiscos gostosinhos… as crianças felizes de vida brincando livremente, tudo perfeito. 

IMG_4656IMG_4653IMG_4641IMG_4658IMG_4655IMG_4654IMG_4640

No meio da tarde pegamos o free shuttle pra voltar pro hotel e nem subimos, ficamos direto na piscina nessa vidinha marromeno 🙂

À noite, Back to the old town pra ver como é a night life numa segundona. 

Lotada! A turistada toda marcando presença nas ruas e ao longo do rio. Tá decidido, Hoi An é nossa Búzios asiática!

Até o marido que não é de se emocionar com lugares, não para de repetir “nossa, muito bonito isso aqui”, “to adorando esta cidade”, “já to pensando em voltar”. Será que ele finalmente foi mordido pela mosquinha viajante?

P1100797IMG_4627P1100796P1100798IMG_4629

O jantar hoje foi escolhido no olho novamente e não poderia ter sido melhor. Vista linda, temperatura agradável e comida maravilhosa. Pedi um Hoi An set com 4 pratos típicos diferentes. Delícia! 

Já quero voltar 🙂

Depois demos aquela voltinha básica para apreciar o colorido incansável das luzes lanternas. 

IMG_4433IMG_4664P1100800P1100803P1100808P1100815P1100818P1100830P1100838P1100839

Amanhã é dia de sair às compras.

Hoi An: segundo dia

Hoje, no café da manhã, fomos surpreendidos com voucher para massagens e um jantar à luz de velas. Chique né? Este hotel está se saindo muito melhor que a encomenda. Em pensar que no último minuto, eu quase cancelei nossas reservas para ficar numa pousada… 

IMG_4635IMG_4634IMG_4639

Oh well, começamos o dia novamente, pegando as bikes para ir em direção ao centrinho. Desta vez pelo caminho mais fácil, direto e seguro. Aqui também tem muita motoca, mas os motoristas são menos doidões. Mesmo assim foi meio tenso, não por mim, mas pelo Vivi que, tadinho, enfrentou o caminho pedalando numa bike que mal o permitia apoiar os pés no chão. Nickito foi na cadeirinha, na garupa do papai, living the life, as usual.

IMG_4630IMG_4628IMG_4375IMG_4373IMG_4376IMG_4377

Anyways, o dia tava lindo, o céu aberto e a cidadezinha ainda mais fofa.

O almoço foi petiscado à beira da piscina no hotel, onde passamos a tarde toda. As crianças estão no paraíso. Com a vida que pediram a Deus. Piscina, petisqtuinhos e saquinhos a vontade todos os dias, afinal, eu prometi que essa última parada da viagem seria mais relaxing 😉

IMG_4335IMG_4336IMG_4339IMG_4343IMG_4342IMG_4344IMG_4348

À noite, fomos pra old town com a free shuttle do hotel. Super conveniente 🙂 

O motorista nos deixou do outro lado do centrinho, que é ainda mais fofo e colorido. 

Resolvemos escolher um restaurante sem a ajuda do Foursquare pra variar um pouquinho e demos muita sorte! Comida deliciosa no Ms Vy’s, que também é uma cooking school. 

IMG_4356IMG_4360IMG_4362IMG_4367IMG_4368IMG_4371

Aos poucos vamos aprendendo a malandragem para encontrar bons restaurantes. A regra é mais ou menos essa:

1- veja se está cheio (cheio é sempre um bom sinal)

2- investigue o menu na porta. Se tentarem te convencer a entrar, agradeça e fuja. Bons restaurantes não pressionam cliente. 

Saímos de lá bem felizes e bem alimentadas. Sem o exagero de ontem à noite no indiano mais badalado da região 🙂

Uma coisa interessante é que a noite em Hoi An é linda, iluminada e colorida, maaaaas, o glamour tem hora pra acabar. Às 10 as luzes das pontes e das lanternas se apagam. Os restaurantes encerram o expediente e a cidade se recolhe quase que por completo. Parece estar mandando os turistas embora: vai dormir, galera! 

IMG_4666IMG_4382IMG_4385IMG_4386IMG_4387IMG_4388

Obedientes que somos, pegamos o caminho da roça, até porque os meninos estavam exaustos depois de uma tarde inteira brincando na piscina.

Voltando pro hotel… taxi por 200 mil dinheiros vietnamitas? Não, obrigada. Ando mais um tico e pago 35 no grab. Não é que seja caro (é bem barato até) mas o certo é o certo. Fico danada quando sinto que estão tentando me enrolar. Sou turista mas não sou jeca, caramba. Não venha tentar me empurrar preço inflacionado não, porque eu prefiro voltar andando. 

Mas nem precisou. Só da gente se afastar um pouquinho do centrinho antigo, já conseguimos um grab por 35. Como a gente gosta de gente honesta, pagamos 50 e todos viveram felizes para sempre 😛

Hoi An: primeiro dia – a outra face do Vietnã

Ah, Hoi An… você não me decepcionou 🙂

Eu sempre fico apreensiva quando quero muito conhecer um lugar. Quanto maior a expectativa, maior pode ser a decepção, não é mesmo? Mas Hoi An é linda, simpática, amarela e… barata 🙂

Acordamos depois de uma noite muito bem dormida, tomamos nosso breakfast (o melhor da viagem) e pegamos as bikes pra ir ao centro do vilarejo. 

Na hora de parar as bikes, queriam nos cobrar estacionamento, pode isso? 

IMG_4620IMG_4619IMG_4623IMG_4622

Mas claro, não sucumbimos. Seguimos andando e paramos num muro, junto a outras bikes. O preço? Free. Ou quase. Quem nos mostrou a possibilidade foi uma simpática vendedora que, sem perder tempo, nos levou pra lojinha dela de roupas sob medida. 

Ha muito tempo não sentia o comichão do consumismo, mas andar pelas ruas de Hanoi está despertando o gigante há muito adormecido rsrs. Tudo muito barato. Tão barato que estamos pensando em comprar uma outra mala. Marido quer comprar 2 ternos, dois sapatos sociais, cintos, gravatas e uma mochila de couro (pelo menos). E eu que comprar bolsa, sapato, vestido… tudo sob medida. Um luxo. Como a vendedora mesmo nos alertou: em Hoi An você só se arrepende de não ter comprado mais rs

Mas hoje não foi dia de comprar nada, foi dia de reconhecimento do terreno 🙂 dia de nos encantarmos pela doce Hoi An, que mais parece uma cidadezinha cenográfica da Disney Sea.

IMG_4294IMG_4257IMG_4297

Depois de passearmos pela cidade, voltamos pra curtir uma piscininha, naquele estilo preguiçoso, tomando drinks (a caipirinha daqui é boa pra caramba!) e petiscando. Rolou também uma massagem vietnamita i-ra-da. Mais de uma hora de puro relax, com direito a uma facial que, não sei como, teve efeito de botox! Claro que o resultado rejuvenescedor  é por tempo limitado (2 dias talvez rs), mas levei até um susto (bom) quando me olhei no espelho 😛

IMG_4302IMG_4301IMG_4316IMG_4320

À noite fomos passear pelo centro antigo e mergulhar nas ruas coloridas pelas lanternas. Coisa linda também é o rio que corta o centrinho. À noite, ele fica mais especial, com barquinhos iluminados e pequenas lanterninhas de papel que navegam ao lado deles. Tudo lindamente coreografado pro turismo. 

Geralmente, não curto cenários orquestrados, prefiro viver a vida real dos lugares, entretanto, a atmosfera aqui é tão envolvente que me faz esquecer que é feita pro turista. To encantada.

IMG_4625IMG_4626IMG_4332IMG_4325IMG_1446

O jantar foi num indiano mara, mas a comida era tanta que não demos conta (Erica, quem te viu e quem te vê!). Saímos de lá rolando! Dava, tranquilamente pra ter pedido a metade, até um terço do que pedimos. É tudo tão barato aqui, que a gente acaba enfiando os pés pelas mãos.

Oh well, fica a lição: sempre perguntar se o prato serve 2 pessoas. 

PS. To achando que não vou resistir ao programa turistão e vou embarcar num barquinho numa noite dessas para uma voltinha de 30 minutos. Let’s see…

Cingapura: quarto dia – a despedida

Dia de nos despedirmos da lovely Cingapura. 

Nossa estada foi curta, mas bem cara Rsrs Tudo nessa terra é caro. Mas ao mesmo tempo, tudo é tão lindo, verde, limpo, organizado, conservado. Tudo é tão impressionante. Moraria aqui fácil, fácil. Bem, nem tão fácil assim, porque pra morar aqui tem que “estar podendo”.

Oh well, aproveitamos nossas últimas horas passeando pela famosa e chique Orchard Rd, onde também almoçamos. 

IMG_4230IMG_4485IMG_4244

Detalhe: encontramos lojas oficiais da Melissa (fui literalmente atraída pelo cheiro!!!) e das Havaianas pelo caminho, mas sabe quanto custa um par de Havaianas aqui? Setenta e cinco dólares! Uma Melissa na promô custa 120. Tipo, é amazing ver lojas dessas duas marcar brasileiras que eu adoro aqui em Cingapura, mas o  preço é tão extorsivo que não consigo nem parar pra olhar direito. 

O almoço foi num espaço chamado picnic. Muito bacana o esquema deles. Várias estações diferentes (Asian, healthy, burgers, Mexican…), onde vc faz o seu pedido, escaneia seu buzzer e paga na saída. O ambiente, como o nome sugere, parece uma área de picnic, com gramado artificial, mesas de madeira e o bônus: videogames vintage, totó e até uma cabine de karaokê. Os meninos adoraram.  Aliás, Nickito se apaixonou por Cingapura.  Acho que cansou da carinha acabada de Hanoi rs. Mas uma coisa é certa, Hoi An promete!

IMG_4235IMG_4483IMG_4234IMG_4232IMG_4245

Saímos do Hotel para o aeroporto por volta das 3 da tarde, chegamos em Da Nang já passava das 8 pm e nosso motorista (nosso não, do hotel) já estava lá a postos nos aguardando. Do aeroporto até nosso hotel em Hoi An foi menos de uma hora, apesar do engarrafamento. 

Fomos recebidos com um refresquinho maroto de gengibre e muita atenção. Até demais rs. Nosso quarto, ou melhor, nossos quartos são gigantes, com direito a terraço com vista simpática. Os banheiros, maravilhosos. E o melhor, tudo por um precinho camaradíssima (pra diluir os gastos em Cingapura).

Pro jantar, como já era tarde e o restaurante do hotel já estava fechado, pedimos room service, fazer o que… mas ó minha panquequinha vietnamita de 4 dólares estava maraaaaaa. 

IMG_4248IMG_4249

Ah, Vietnã, assim você me mata 🙂

Mal posso esperar para conhecer the ancient town amanhã!


PS. Cingapura nem parece ser na Ásia. Não tem absolutamente nada que remeta a qualquer característica conhecidamente asiática. Este pequeno país é absolutamente internacional. Restaurantes, lojas, pessoas pelas ruas. Um grande mix de culturas que muito me atrai. Voltaremos aqui. Nem que seja para aproveitar uma conexão.

Cingapura: terceiro dia – “Dia das Crianças”

Dia das crianças 🙂 

Hoje, abrimos mão de um dia de passeios pela cidade para levar os moleques à Universal Studios, em Sentosa. 

Pra ser bem sincera, meio que me arrependi. O parque é bem pequeno, não oferece muitas atrações interessantes e estava bem cheio, apesar de ser um dia de meio de semana. Agora, se eu me arrependi, calcula como Mauricinho ficou? Revolt total.

Só pra ter uma ideia, eu e Vivi ficamos quase 2 horas na fila pra uma das montanhas poucas russas. Tortura. 

IMG_4169IMG_4171IMG_4173IMG_4174

Cheguei a pensar em comprar o tal do Universal express, maaaassss, era mais caro que o ingresso! Um assalto. Anyways, o importante é que as crianças curtiram (curtiram, mas reconheceram que era fraco). 

Passemos o dia quase todo lá e depois fomos conhecer a praia, sentar na areia e ouvir o barulhinho do mar. Nickito ficou fazendo castelos na areia e Vivi ficou tentando a se jogar no mar de roupa e tudo, mas foi impedido pela asma que já estava bem pior àquela altura. 

IMG_4178IMG_4181IMG_4182IMG_4183IMG_4185

O plano era jantar num restaurante na beira da praia, assistindo o sol se pôr, mas em vez disso, saímos de Sentosa em direção ao hospital com o vivi que, por conta da gripe, estava com a asma bem agravada. Deixamos um rim e um fígado lá pra pagar a conta de quase 400 dólares (entre consulta e medicamentos). Fazer o que? Quem não faz seguro paga a conta. A gente nunca faz seguro.

IMG_4188IMG_4189IMG_4190IMG_4191712df25a-f083-4067-8c47-de1320a01059

Agora, pelo menos, acho que a situação está sob controle até voltarmos pra casa. Ainda temos uma semana em Hoi An. 

Férias longas, eu sei. 

Terminamos a noite jantando novamente com nosso casal de amigos  cingapurianos super gente boa, Jimmy e Jenny. Lots of fun 🙂

Muito bacana poder reencontrar amigos espalhadas pelo mundo. 

PS. Tomamos café da manhã caro e safado no Hotel. Não estamos dando sorte com cafés da manhã nessas férias. Na verdade, prefiro mil vezes ficar em Airbnb. Só assim a gente consegue ter mais liberdade, mobilidade. Só assim a gente consegue viver o lugar de verdade.

Cingapura: segundo dia

Oh well, Vivi acordou asmático. Já era de se prever, fazer o que? O pior é que não trouxemos o ventolin, então seguimos rezando, mentalizando pra que não tenhamos que parar no pronto socorro.

Hoje foi dia de bater perna por aí. Marido se surpreendeu com o tamanho de Cingapura, esperava que fosse do tamanho do CBD de Melbourne, rs. Quando viu que um ponto de interesse era longe do seguinte, teve a revelação: hmmm, Cingapura não é tão pequena como dizem! 

IMG_4469IMG_4470IMG_4472IMG_4476IMG_4471IMG_4473

Não mesmo. Cingapura é enorme (tá, menos…).

Começamos pegando um taxi até Kampong  Glam que, detalhe, o taxista não sabia direito onde era. Acho que este nome é referência entre turistas (ou seria entre blogueiros?), mas nada que um googlezinho básico não resolvesse. 

IMG_4478

IMG_4479IMG_4036

IMG_4480IMG_4024IMG_4027IMG_4028IMG_4043IMG_4039IMG_4044

Achei a regiãozinha fantástica, uma gracinha mesmo. Ruelas de pedestre coloridas, com jojinhas diversas, muros grafitados, uma fofura. Mas, atenção, tudo muito Disse Style. E quando eu digo Disney Style, me refiro ao caráter perfeitinho e cenário, sabe? Nada parece de verdade, tudo parece milimetricamente feito para (re)criar a ambiência desejada. Nada parece ser orgânico. Um verdadeiro contraste com a mega orgânica e desorganizada Vietnã.

Após uma sessão de fotos em alguns do murais fabulosos da região, nos deliciamos num brunch que há muito não experimentava. Um brunch responsa, estilo aqueles que costumávamos ter em Melbourne ou em Barcelona. It felt good 🙂

O preço a gente nem comenta, porque aqui, você deixa um rim e um pulmão em qualquer lugar que vá. Mas como são apenas 3 dias, estamos meio que respirando fundo, fechando os olhos e deixando pra ver a conta no final das férias, assim dilui com o Vietnã.

IMG_4050IMG_4477IMG_4047IMG_4489IMG_4488IMG_4482

IMG_4109

P1100763P1100758IMG_4492IMG_4491IMG_4496IMG_4495IMG_4494

A próxima parada foi Little India que, ao contrário de Kapong Glam, é bem menos cenográfica e muito mais realistinha. Os templos indús são tão, mas tão diferentes de tudo que vimos! Achei muito interessante. Infelizmente, começou a chover e de baixo de chuva ficou mais difícil curtir o ambiente. Acabamos encurtando nossa estada e nos abrigamos num shopping nas redondezas até a chuva passar. Quando melhorou, partimos em direção à ChinaTown.

Aliás, que ChinaTown, hein! Acho que nem na China vimos igual, rs. Super conservada, uma gracinha. Ficamos por lá um tempão. Caminhamos pelas ruas, olhamos lojinhas, espiamos dentro de alguns templos… rolou até umas lives no facebook com o Vivi e o papai. Duas figuras :O)

Dia chegando ao fim, deixamos as áreas históricas de Cingapura e partimos em direção a parte moderna: tínhamos um jantar marcado em Clarke Quay com nossos amigos de Melbourne (que na verdade são de Cingapura), Jimmy & Jenny. Gente, outro mundo.

P1100772P1100787IMG_4499IMG_4497IMG_4498

Encontramos com eles numa espécie dentro gastronômico a céu aberto. Um cenário portuário lindíssimo. Tudo novinho, limpinho, organizado. A minha surpresa foi descobrir que na verdade aquele espaço era de fato uma zona portuária, o especo ocupado por aqueles restaurantes eram os galpões originais que foram reformados. País desenvolvido são outros quinhentos, né não? Impossível não comparar à Zona Portuária do Rio que levou milênios até ser recolocado no mapa e ainda assim, falemos a verdade, tá longe de ser um primor – não me levem a mal,  fiquei super orgulhosa de ver como nosso porto foi transformando, um baita upgrade, mas…

Após um jantar delicioso, saímos para dar uma voltinha pelo rio, ver as modas e… perder o Vivi momentaneamente. Aliás, a última vez que perdemos o Vivi, nossos amigos Jimmy and Jenny estavam conosco. Foi nos Grampians, em Victoria, lembra? Eles devem achar que a gente vive perdendo o Vivi, rs

Desta vez, graças a Deus, não foram horas, mas somente uns minutos de tensão, tudo porque o bonitão do Vivi resolveu passar a frente do grupe e sentar num banquinho meio às escondidas – só pra causar. Quem conhece, sabe. Entrei em pânico por alguns minutos quando notei que ele não estava com o Mauricio e o Jimmy que iam mais à frente.  Isso porque ele havia passado por nós  havia 5 minutos. Ficamos os 5 procurando, onde estaria o Vivi. Só não me desesperei mais, porque estamos em Cingapura, né? País civilizadíssimo (sim, supera em muito a Coréia), mas sei, lá, vai que ele subiu no guarda-corpo e caiu no rio??? Sim, eu considerei a possibilidade. Até que, de repente, depois de irmos e virmos algumas vezes, Vivi foi encontrado. Tava lá, sentado com cara de inocente. Inocente sem vergonha.

Algumas coisas não mudam nunca.

P11007899a097eef-760c-4cd1-a5db-a3dc76f952dbIMG_1284

Passado o susto, seguimos em direção à sobremesa e foi como encerramos nossa noite.

Chegando ao hotel, a grata surpresa: não só fomos transferidos de quarto, como ganhamos um super upgrade. Quarto gigante, com duas camas king plus, salinha de estar e uma vista sensacional (não contei, mas antes estávamos praticamente no térreo, quase na área de serviço, rs). Fiquei super satisfeita.

O Hotel em si, realmente é muito bom, mas como todo hotel grande, acho, o serviço é muito impessoal. Sei lá, me chame de pobre, mas prefiro bed and breakfast, ou melhor ainda, Airbnb 😛 Mas não vou reclamar, não, porque fiquei bem feliz. Se é pra ficar em Hotel, que seja um hotel digno 😉

Cingapura: primeiro dia

“Viajar de avião demora mais”. Esta frase da Marisa monte no DVD dos tribalistas reflete bem meu sentimento. Prefiro muito mais viajar de carro, ver a paisagem mudar, não perder tempo esperando no aeroporto e nem se deslocando do hotel até lá e de lá até o hotel. Mas, estas férias  Asiáticas, diferentemente das europeias, estão sendo férias de aeroporto. E olha, quanto tempo a gente gasta cada vez que muda de cidade/país, quando voa! Um desperdício. 

IMG_4457IMG_3808IMG_3817IMG_3820IMG_3841

Hoje, apesar de termos saído cedo de Hanoi, só chegamos ao nosso destino já passava das 4 da tarde. Ou seja, não tivemos muito tempo para pipocar por aqui. Fizemos o check in e fomos direto ao assunto: Gardens by the bay! 

Que lugar maravilhoso! Caro, caro, caro. Mas maravilhoso. Se no Vietnã nos sentimos ricos, aqui somos pobres de marré rs 

IMG_4458IMG_3839IMG_3843IMG_3856IMG_3857IMG_3858

Já chegamos lá no finzinho do dia e, por isso, pudemos curtir o show de luzes musicais  na tree grove. De cair o queixo. Um pena não termos conseguido passear pelo alto das árvores. Ficou pra próxima. Quem sabe uma próxima vez, fazemos uma conexão em Cingapura com direito a uma noite no Marina bay, um mergulho na infinity pool e um passeio no alto das árvores? Espera, espera: sem kids! E um upgrade no voo, pra business class Hahahahaha sonhar não custa nada 😛

IMG_3877IMG_3879IMG_3882IMG_3889IMG_3909IMG_3896IMG_3910IMG_3916IMG_3920

Mas voltando ao check in, o fato é que bolamos um quarto para 4 que deveria ter uma cama king (onde eu dormiria com os meninos) e uma single, mas fomos colocados num quarto com uma três singles. Como assim, meu amor? Reclamamos e, para minha surpresa, nos deram uma solução bem razoável: colocaram uma cama extra em nosso quarto sem cobrar extra (custaria uns 100 dólares por noite) e prometeram nos transferir de quarto no dia seguinte. Vejamos o que acontece.

IMG_4467IMG_3943IMG_3948IMG_3984IMG_3976IMG_3973IMG_3971IMG_3969IMG_3966IMG_3959IMG_3953

O azar da rodada ficou por conta da gripe que o Vivi pegou do papai. Oremos pra que a asma não ataque e a gente não tenha que ir parar no hospital.

 

Hanoi: sétimo dia – fechando a conta

Dia de fechar a conta. Finalmente conseguimos entrar no templo de Tram Quoc que, para nossa surpresa, era gratuito. Os templos de Hanoi não são de tirar o fôlego, nem tão bem conservados mas é sempre interessante comparar. Achei bem engraçado as oferendas serem empacotadas/industrializadas. Até havia bananas e uma ou outra variedade de fruta, mas a massa era de biscoitos amanteigados e toda sorte de doces em caixas. Fiquei intrigada, curiosa para saber o que eles fazem com tudesco aquelas oferendas. Na Indonésia, por exemplo, eles levam as oferendas para as cerimônias e mais tarde dividem numa ceia com a família. Faz mais sentido, né?

IMG_4215IMG_3712IMG_0714IMG_4217IMG_4211

Saindo do templo, fomos experimentar a cidade seca, sem o inconveniente da chuva.caminhar por Hanoi sem se preocupar em atolar o pé nas poças é bem mais interessante 🙂

IMG_4206IMG_4207IMG_3743IMG_4208IMG_4210IMG_3784

Hoje almoçamos num restaurante mais arrumadinho novamente, daqueles feito pra turista que não quer comer de cócoras na calçada rs. Comidinha bem gostosa e bem servida. Madame Hein aprovado!

IMG_3755IMG_3752IMG_4209

Foi um bom último dia em Hanoi. Amanhã, pela manhã, partiremos para Cingapura por 4 dias, para curtir um ambiente limpinho, organizado e desenvolvido, pra variar um pouquinho o sabor das férias  🙂

IMG_3769IMG_3773IMG_3772

PS. Marido está sobrevivendo a base de remédio contra gripe. Remédio que um dos concierges do nosso hotel foi comigo até a farmácia comprar, acredita?

PS2. Hoje levei 8 kg de roupa pra lavar numa lavanderia perto do hotel. Aqui não há daquelas lavanderias DIY, infelizmente, o que torna o serviço bem mais caro, pelo menos pra turista. Achei extorsivo pagar 24 dólares para lavar e secar 8 kg de roupa. Anyway… toda viagem tem seu mico. Este foi o de Hanoi. 

Hanoi: sexto dia relax – day trip to Halong Bay

Quem diria, hoje o dia amanheceu com sol. Nem sabia que era possível um dia assim no chuvoso verão vietnamita. 

E logo hoje que o sol resolveu brilhar em Hanoi, secando as ruas molhadas, fomos fazer nosso mini Cruzeiro em Halong Bay, porque o que a gente gosta mesmo é de manter o pé na água 😛

IMG_4203IMG_4195IMG_4201IMG_4196IMG_3663

Quanta lindeza, meu Deus! Esse mundão tem mesmo lugares maravilhosos, paradisíacos. Halong Bay é um desses paraísos. Só estado lá, só navegando por aquelas águas verde-esmeralda, só pasando entre aquelas montanhas para saber.

Já estivemos em muitos lugares lindos, mas a energia de Halong Bay é maravilhosa. Mesmo com todo o caráter turístico do lugar, mesmo com a infinidade de embarcações… Halong Bay é quele lugar que você precisa conhecer, precisa ir pelo menos uma vez na vida.

IMG_4197P1100733IMG_4202IMG_3674IMG_3581IMG_3607IMG_3591

Só me arrependo de não ter feito um cruzeiro de dois ou três dias. Quem sabe a gente volta?